Vídeo mostra como a Honda Motos está chegando com seu mais novo modelo 300cc no mercado Sul-americano.
A Honda CRF 300L é uma moto trail de média cilindrada que foi lançada na Europa e nos Estados Unidos em 2020, mas ainda não chegou ao Brasil. Ela é uma evolução da CRF 250L, que foi vendida por aqui entre 2012 e 2015, mas não teve muito sucesso devido ao alto preço e à baixa procura. A nova CRF 300L tem um motor mais potente, uma suspensão mais alta, um design mais esportivo e um peso menor do que a sua antecessora. Ela é uma moto ideal para quem gosta de aventura e quer enfrentar tanto o asfalto quanto as estradas de terra.
Mas será que a Honda tem planos de trazer a CRF 300L para o Brasil? Essa é uma pergunta que muitos fãs da marca e do segmento trail estão fazendo. Afinal, a CRF 300L poderia ser uma boa substituta para a XRE 300, que já está há mais de uma década no mercado nacional e precisa de uma renovação. Além disso, a CRF 300L poderia competir com outras motos trail de média cilindrada que estão ganhando espaço no Brasil, como a Yamaha Lander 250 ABS e a Kawasaki KLX 300.
No entanto, a resposta da Honda para essa questão ainda é incerta. A empresa não confirmou nem negou a possibilidade de trazer a CRF 300L para o Brasil. Por enquanto, ela segue apostando na XRE 300, que recebeu algumas atualizações em 2021, como novas cores e grafismos. A XRE 300 tem um preço sugerido de R$ 22.450 na versão de entrada, com pintura mais simples¹.
Já a CRF 300L tem um preço bem mais alto no exterior. No Reino Unido, ela é vendida por 5.149 euros (mais de R$ 26 mil em conversão direta), enquanto nos Estados Unidos ela custa $5.249 dólares (mais de R$ 28 mil)². Esses valores podem ser ainda maiores se considerarmos os impostos e as taxas de importação que incidem sobre as motos no Brasil.
Portanto, se a Honda quiser trazer a CRF 300L para o Brasil, ela terá que fazer alguns ajustes para tornar a moto mais competitiva e acessível para o público brasileiro. Uma das possibilidades seria fabricar a moto localmente, aproveitando a estrutura da fábrica de Manaus. Outra opção seria reduzir alguns itens de série ou simplificar alguns componentes da moto para diminuir os custos de produção.
De qualquer forma, a Honda ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. Enquanto isso, os fãs da CRF 300L seguem na expectativa e na torcida para que a moto chegue ao Brasil em breve. E você, gostaria de ver a CRF 300L nas ruas e nas trilhas do Brasil? Deixe sua opinião nos comentários!