A Yamaha Ténéré 700 é uma das motos mais esperadas pelos brasileiros que gostam de aventura e off-road. A big trail de média cilindrada tem um estilo inspirado nas motos do rali Dakar e um motor de dois cilindros em paralelo de 689 cm³ que entrega 73 cv. Mas por que ela ainda não chegou ao Brasil?
Segundo algumas fontes, o principal motivo é a dificuldade de adequar a moto às normas de emissões de ruídos do Brasil, que são mais restritas do que as da Europa e dos Estados Unidos. Para passar nos testes, seria necessário alterar o sistema de escape e o mapa de injeção da moto, além de garantir que ela funcionasse bem com a gasolina brasileira, que tem álcool na composição¹².
Outro fator que pode influenciar na demora é o custo de nacionalização e desenvolvimento da moto, que pode não compensar o volume de vendas esperado. A fábrica da Yamaha no Brasil já trabalha na capacidade máxima e um turno extra só para a Ténéré 700 pode não se justificar².
No entanto, há uma luz no fim do túnel para os fãs da Ténéré 700. Em uma entrevista à revista italiana Motociclismo, o presidente da Yamaha Motor R&D Europa, Alessandro Ghezzi, afirmou que a moto deve chegar em breve ao Brasil³⁴. Ele não deu uma data específica, mas disse que a Yamaha está trabalhando para resolver os problemas técnicos e burocráticos que impedem a sua comercialização no país.
Portanto, ainda há esperança de ver a Ténéré 700 rodando pelas estradas e trilhas brasileiras em um futuro próximo. A moto é uma das mais elogiadas pela crítica especializada e pelo público em geral, e promete ser uma ótima opção para quem busca uma big trail versátil, robusta e divertida.
As especificações da Yamaha Ténéré 700 2024 são as seguintes:
- Motor: DOHC de 2 cilindros e 689 cc, com 73,4 cv de potência a 9.000 rpm e 68 Nm de torque³.
- Injeção eletrônica de combustível e transmissão de seis velocidades.
- Suspensão dianteira: garfo invertido Kayaba de 43 mm, com 210 mm de curso e ajuste de compressão e retorno.
- Suspensão traseira: monoamortecedor Kayaba, com 200 mm de curso e ajuste de pré-carga e retorno.
- Freios: disco duplo de 282 mm na frente e disco simples de 245 mm atrás, com ABS desligável.
- Pneus: 90/90-21 na frente e 150/70-18 atrás, com rodas raiadas.
- Tanque de combustível: 16 litros, com autonomia estimada em 350 km.
- Peso: 204 kg (em ordem de marcha).
- Altura do assento: 880 mm.
- Painel: digital, com visor LCD, indicador de marcha, nível de combustível, consumo médio, odômetro, relógio, temperatura do motor e do ambiente, entre outras informações.
- Faróis: quatro, de LED, com carenagem transparente.
- Design: inspirado nas motos do rali Dakar, com proteções contra impactos e um visual robusto e imponente.