Introdução
A Honda XRE 190 sempre foi admirada por sua extrema versatilidade. Desde o lançamento, em meados de 2016, mais de 180 mil XRE 190 foram produzidas, atendendo usuários que fazem questão da agilidade e leveza – qualidades típicas da família Bros –, mas que desejam uma dose extra em termos de desempenho.
Em mais de oito anos de mercado a XRE 190 permaneceu praticamente fiel à sua fórmula original, cujo destaque é o motor monocilíndrico OHC derivado do que equipa a Honda CG 160, mas com a capacidade elevada a exatos 184,4 cm3, o que favoreceu um substancial ganho de potência e torque máximos sem prejuízo da durabilidade e economia de combustível.
O caráter original das XRE 190 foi mantido nesta nova geração, e qualidades amplamente conhecidas como a economia e facilidade de uso se somaram à importantes modernizações, que colocaram a XRE 190 2025 no mesmo patamar das NXR 160 Bros, Sahara 300 e XR 300L Tornado recém-lançadas.
Significativos aperfeiçoamentos visaram elevar o patamar da XRE 190 em termos estilísticos, técnicos e em itens voltados à praticidade, segurança e satisfação de seus usuários. O novo modelo terá seu ineditismo identificado por conta do visual imponente, com elementos de design característicos. Felizmente, a modernização não cancelou a tradicional personalidade da família XRE, modelos que representam a porta de entrada no mundo Adventure da Honda.
Alinhada às exigências do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, ainda mais segura, confortável e esteticamente renovada, a Honda XRE 190 2025 está apta a continuar ocupando um lugar de destaque no lineup da marca, uma inteligente alternativa de motocicleta que entrega desempenho adequado, grande economia, versatilidade de uso e excelente relação custo-benefício.
2. Generalidades do modelo
O projeto da XRE 190 2025 teve como princípio a manutenção de elementos fundamentais – chassi e motor –, praticamente sem alteração. Tal opção derivou das pesquisas realizadas junto aos usuários do modelo, que comprovaram a plena satisfação com os aspectos dinâmicos, desempenho e maneabilidade.
Deste modo, esta nova geração da XRE 190 apresenta um significativo aperfeiçoamento em itens de grande importância para todo tipo de usuário, sendo o principal deles o design. No arco de quase uma década, a XRE 190 pouco mudou visualmente falando, tendo sido a mais marcante novidade a introdução, a partir de 2020, da exclusiva versão SE – Special Edition –, cuja diferenciação se dava apenas no plano dos grafismos.
Agora, a nova XRE 190 2025 estreia uma grande evolução no plano estético, possível graças à inovação técnica que é o tanque metálico revestido por partes plásticas, que possibilitou aos designers ampla liberdade para criar formas impactantes. De fato, o tanque metálico revestido por superfícies plásticas é recurso do qual se beneficiaram as recentes Sahara 300, XR 300L Tornado e NXR 160 Bros, modelos que receberam um positivo consenso de clientes e profissionais da comunicação especializados em motocicletas.
A nova “cara” da XRE 190 2025 é fruto de um elaborado trabalho na região do tanque de combustível, laterais, rabeta e banco. O resultado é um conjunto de evidente harmonia e forte personalidade, que não está dissociado do bem-vindo “family feeling”, fio condutor estético que une as novas Honda 2025 deste segmento.
A XRE 190 2025 atrai pelo visual, mas também por precisas evoluções técnicas. Desde sempre a XRE 190 dispõe de frenagem ABS na roda dianteira, o que foi mantido nesta nova geração. Porém, a chegada de uma inédita suspensão dianteira, que passou dos 31 mmØ para 33 mmØ, garantirá não apenas mais robustez e eficiência da suspensão ao enfrentar terrenos ruins como uma positiva evolução na segurança da frenagem.
A adoção de um novo farol, lanterna traseira e piscas com iluminação em LED é outro importante progresso em termos de segurança aplicado à XRE 190 2025, assim como a chegada de um quadro de instrumentos ainda mais completo, tipo Blackout, com indicador de marcha engatada. Outra inovação na XRE 190 2025 é a tomada USB-C que permite a recarga de celulares, posicionada nas proximidades do painel de modo a facilitar o acesso e operação.
Os atributos que levam à escolha da XRE 190, capaz de oferecer bom desempenho nas mais diferentes condições de utilização, são múltiplos. Todos convergem para a extrema facilidade de uso aliada à versatilidade. A XRE 190 2025 pode ser um veículo de lazer, de transporte, uma competente ferramenta de trabalho ou tudo isso junto: seja qual for o tipo de uso, a XRE 190 2025 excederá as expectativas.
3. Características principais
- Design & aspectos práticos
- Assento mais amplo, em dois níveis
- Sistema de iluminação Full LED
- Painel Blackout com indicador de marcha
- Porta USB-C
A mesma tecnologia adotada na Sahara, Tornado e Bros 2025 – o tanque metálico encapsulado por superfícies plásticas – proporcionou o avanço estético da XRE 190 2025, que assim ganhou não apenas uma aparência mais atual e imponente, mas também a sempre bem-vinda facilidade de manutenção: em caso de pequenos acidentes, o reservatório de combustível estará protegido, e os eventuais consertos restritos à substituição ou mesmo reparação de elementos plásticos de custo mais acessível.
Amplas aletas laterais e um conjunto ótico frontal inédito se encarregam de dar à XRE 190 2025 uma personalidade própria, marcante, que é complementada pelo novo assento em dois níveis mais definidos, e com maior área para privilegiar o conforto. Completa o novo visual a elegante ponteira de escapamento e alças laterais que se unem na traseira, formando a superfície plana onde é possível instalar um top case. Novas também são as pedaleiras para garupa, agora em alumínio.
Outra novidade na XRE 190 é o painel de instrumentos no padrão Blackout, dotado do útil indicador de marcha engatada além de hodômetro total, parcial A e B e computador de bordo que indica nível do combustível, consumo médio e autonomia restante. A vantagem do display Blackout se revela especialmente em dias de luminosidade muito intensa, pois mesmo nestas condições a visualização de informações é facilitada pela possibilidade de regular a intensidade da iluminação em cinco níveis diferentes.
Importante inovação é a presença de uma tomada USB-C para a recarga de smartphones. A localização deste prático acessório é protegida, próxima ao painel de instrumentos, facilitando a operação de conexão do cabo sem que isto prejudique a condução da motocicleta durante o período de recarga.
A tecnologia LED aplicada a todo o sistema de iluminação proporcionou um evidente salto qualitativo no quesito segurança para a XRE 190 2025. Para além de uma melhor qualidade, a tecnologia LED contribui para um menor consumo de energia, que impacta positivamente na vida útil da bateria, assim como na de todo sistema de iluminação.
Importante mencionar que nenhuma das modificações introduzidas na XRE 190 2025 alterou uma característica muito apreciada do modelo, que é a contida altura do banco em relação ao solo de 836 mm, cifra que facilita manobras de estacionamento e a necessária praticidade em uso no dia a dia.
3.2 Motor
- Motor de 184,4 cm3, OHC de duas válvulas, arrefecido a ar
- Tecnologia FlexOne
- Câmbio de cinco marchas
O motor da XRE 190 é um monocilíndrico 4T arrefecido a ar, com comando único de válvulas no cabeçote (OHC – Overhead Camshaft) que atua em balancins roletados. É dotado do sistema de injeção de combustível PGM-FI (Programmed Fuel Injection) FlexOne, que permite o uso tanto de etanol como de gasolina em quaisquer proporções. A potência máxima da XRE 190 é de 16 cv com etanol e 15,9 cv com gasolina, a 8.000 rpm. O torque máximo é de 1,66 kgf.m com etanol e 1,65 kgf.m com gasolina, a 6.000 rpm.
O motor da XRE 190 fez dela uma motocicleta especialmente apreciada por quem enfrenta trajetos rodoviários e/ou vias expressas com frequência, assim como os que costumeiramente transportam passageiros, ou circulam em localidades de topografia muito acidentada. Nestas condições, a pilotagem é notavelmente beneficiada pela potência e torque adequados.
O respeito ao Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares – PROMOT 5, é outro importante progresso alcançado pela XRE 190 2025, que tem os índices de emissões de CO (monóxidos de carbono), HC (hidrocarbonetos) e os NOx (óxidos de nitrogênio) reduzidos para além do nível exigido pelas novas regras. Também as emissões evaporativas foram diminuídas através da adoção de um cânister, filtro de carvão ativado que absorve os vapores emanados pelo combustível. O índice de ruído máximo estabelecido pelo PROMOT 5 também foi respeitado com a nova ponteira de escape.
No que diz respeito ao sistema de transmissão, a XRE 190 2025 permanece com o câmbio de cinco velocidades sem nenhuma alteração em suas relações. O mesmo ocorre como o sistema de transmissão secundária. A embreagem se vale do tradicional sistema multidisco em banho de óleo.
3.3 Ciclística
- Suspensão dianteira de 33 mmØ
- Chassi tipo berço semiduplo de aço
- Freios a disco, ABS de um canal
O chassi da XRE 190 2025 é do tipo berço semiduplo de aço, que oferece grande resistência e ótimas características dinâmicas. A grande novidade do modelo para 2025 é a suspensão dianteira de 33 mmØ que substitui a anterior, de 31 mmØ. A majoração dos tubos internos da suspensão dianteira implica em maior resistência a flexões que podem ocorrer sob uso extremo, especialmente em frenagem. Além desta vantagem, a nova suspensão oferece também maior precisão no funcionamento, o que melhora a maneabilidade, estabilidade e capacidade de resistir a impactos, limitando eventuais danos ao sistema ou, em caso extremo, a perda de controle por parte do condutor.
A suspensão traseira permanece sem modificações. A balança de suspensão de aço de perfil retangular está vinculada a um conjunto mola-amortecedor que proporciona um curso de 150 mm à roda, enquanto na suspensão dianteira o curso é de 180 mm. As rodas são raiadas com aros de aço, de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus Pirelli MT60.
O sistema de freios permanece imutado: na dianteira o disco de 240 mmØ conta com cáliper de pistão duplo com comando hidráulico e ABS – Antilock Braking System. Na traseira, o disco tem 220 mmØ e cáliper de pistão simples com comando hidráulico. O peso a seco da XRE 190 2025 é de 126 kg.
4. Preço, cores, garantia
O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 22.060,00 e R$ 22.496,00 para a versão Adventure. As cores disponíveis são Vermelho Perolizado, Azul Metálico Fosco e a versão Adventure na cor Cinza Perolizado com grafismos exclusivos.
A Honda XRE 190 2025 chegará na rede de concessionários Honda a partir de Outubro. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais óleo Pro Honda grátis em sete revisões (o fornecimento gratuito do óleo é válido a partir da 3ª revisão). O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses.