A CRF 300L é uma moto da Honda que combina o espírito aventureiro do off-road com a praticidade do uso urbano. Ela é a sucessora da CRF 250L, que foi vendida no Brasil entre 2012 e 2015, mas não teve muito sucesso. A nova versão traz melhorias no motor, no chassi, na suspensão e no design, tornando-a mais leve, potente e divertida de pilotar.
O motor da CRF 300L é um monocilíndrico de 286 cc, que entrega 26,9 cv de potência e 2,8 kgf.m de torque. Ele conta com uma embreagem deslizante, que evita o travamento da roda traseira nas reduções de marcha. A transmissão é de seis velocidades e o sistema de injeção eletrônica garante uma resposta rápida do acelerador. O motor atende às normas de emissões do Euro5, que são mais rigorosas do que as brasileiras.
O chassi da CRF 300L é feito de aço e tem um novo desenho, que reduziu o peso em 4 kg. O braço oscilante também é novo e é feito de alumínio, contribuindo para a redução de peso e para a rigidez do conjunto. A suspensão dianteira é invertida e tem 260 mm de curso, enquanto a traseira é do tipo Pro-Link e tem 220 mm de curso. Ambas são ajustáveis na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas, com ABS nas versões para o asfalto.
O design da CRF 300L segue o estilo das motos de rali da Honda, como a CRF 450 Rally. Ela tem uma carenagem frontal com um farol simples e um para-brisa pequeno. O tanque de combustível tem capacidade para 7,8 litros e é estreito na parte dianteira, facilitando a movimentação do piloto. O assento tem altura de 880 mm e é confortável para longas viagens. O painel de instrumentos é digital e tem indicador de marcha engrenada.
A CRF 300L tem uma versão mais equipada chamada CRF 300 Rally, que se diferencia pelo tanque maior (12,8 litros), pelos faróis duplos, pelas proteções no motor e no radiador, pelos contrapesos no guidão e pelas pedaleiras com borracha removível. A versão Rally também é mais pesada (153 kg) e mais alta (895 mm).
A CRF 300L é uma moto que pode agradar aos que buscam uma opção versátil, capaz de encarar diferentes tipos de terreno com desempenho e economia. Ela ainda não está disponível no Brasil, mas já faz sucesso em países da Europa e nos Estados Unidos.