A Yamaha Lander 250 é uma motocicleta trail que foi lançada em janeiro de 2019 e é a sucessora da Ténéré 250¹. A Lander 250 possui um motor de 250 cc com pistão forjado em alumínio e cilindro revestido em cerâmica, que entrega durabilidade e economia². Ela também possui sistema de freio ABS na roda dianteira, que evita o travamento da roda nas frenagens bruscas ou em baixa aderência, como em dias de chuva.
A WR 250, por outro lado, é uma motocicleta off-road da Yamaha que é projetada para competições de enduro e motocross. Ela possui um motor de alta performance e suspensões ajustáveis para lidar com terrenos difíceis.
Embora ambas as motocicletas sejam da Yamaha e tenham motores de 250 cc, elas são projetadas para propósitos diferentes. A Lander 250 é uma motocicleta trail que pode ser usada tanto na cidade quanto em estradas de terra, enquanto a WR 250 é uma motocicleta off-road projetada especificamente para competições. Portanto, elas têm características e desempenhos diferentes.
Os garfos telescópicos invertidos são um tipo de suspensão dianteira de motocicletas que oferecem algumas vantagens em relação aos garfos telescópicos convencionais. Eles são comumente encontrados em motocicletas esportivas e off-road, incluindo motos trail.
Uma das principais vantagens dos garfos telescópicos invertidos é a sua rigidez. Como os tubos mais largos (chamados de sliders) estão na parte superior e os tubos mais finos (chamados de pilares) estão na parte inferior, isso permite que as válvulas fiquem espaçadas mais verticalmente, permitindo um ganho significativo na área da superfície em contato com o pilar que se insere no slider. Isso significa que há uma maior lubrificação hidrodinâmica¹. Isso reduz a flexibilidade enquanto melhora o manuseio e a sensação de pilotagem.
Outra vantagem dos garfos telescópicos invertidos é que eles usam o sistema de cartuchos, enquanto os garfos telescópicos convencionais usam o sistema mola-óleo. No sistema mola-óleo, quando a suspensão se move, o óleo é obrigado a passar por orifícios fixos. Quanto mais rápido a roda movimenta verticalmente, mais óleo é obrigado a passar pelos orifícios que são de tamanho FIXO². Já os garfos de cartucho usam umas molas em formato de arruela que se curvam quando o óleo passa pelo pistão. Isto cria resistência à velocidade muito baixa e, quando a roda se move verticalmente muito rápido, as molas se curvam mais e o óleo passa mais rápido, amortecendo as pancadas de maneira mais eficiente.
Em resumo, os garfos telescópicos invertidos oferecem maior rigidez, melhor manuseio e sensação de pilotagem, além de um sistema de amortecimento mais eficiente em comparação com os garfos telescópicos convencionais. Isso pode ser especialmente útil para motocicletas trail que enfrentam terrenos difíceis e exigem um alto desempenho da suspensão dianteira.